segunda-feira, 6 de março de 2023

Ontem chorei

 Ontem chorei ao ver uma cena, de um chipanzé muito velho morrendo. Ele estava na mesma posição que estava no ventre de sua mãe. Instintivamente ele volta ao principio, porque voltou a ser indefeso e algo grande e severo se aproxima: A morte.

Assim são com todos os animais e nós não deixamos de sermos animais, no fundo, vamos padecer.
Um Pensamento caiu na minha mente enquanto caminhava na estrada: de que todos nós estamos vivendo uma vida que culminará na doença e na morte. Muitos vão pro céu, mas quase todos antes disso passarão por um inferno de dor e mal estar.
Não vamos conseguir fugir de ver nossos amados tombarem um a um, enquanto trêmulos permanecemos com um verdadeiro cemitério em nossa mente.
Porque Deus colocou toda a vida no mundo pra morrer? Qual o propósito de haver morte e sofrimento pra todos?
Assim é. Não há muito o que fazer diante do inevitável. Mas podemos nos preparar. Aprender a morrer nesse ínterim. Aceitar a finitude; apesar do pensamento que não quer acabar.
A única solução é sermos compassivos. Todos vamos sofrer e todos somos dignos de compaixão. A vida de todos nós terminará numa espécie de tragédia particular.
Aprender a morrer é encontrar conexão com o invisível. A espiritualidade não precisa de um Deus pra existir, porque é algo desenvolvido pela pessoa em seu interior. Mas Deus pode ajudar, também.
Na hora da morte, quando estivermos sentido que estamos indo embora, é bom que tenhamos confiança no mistério. Passada a destruição completa de tudo o que fomos, poderemos ai sim curtir uma paz infinita. Porque ao nada, nada mais poderá acontecer de ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!