segunda-feira, 24 de março de 2014

Vamos aprender a fazer papel mache?

Caro amigos,

Nem sei por que não fiz isso antes...Mas agora vou ensinar um jeito fácil e seguro de fazer papel mache, usando apenas papel higienico e cola branca e água.

Primeira coisa e ter o material na mão. Já compre um pacote de 4 ou 8 rolos de papel higiênico. Todos são bons, uns melhores que outros, mas tem que ir experimentando porque essa parte é muito pessoal, uns gostam de um tipo e outro preferem de outro.

Numa bacia coloque os 4 ou 8 rolos e deixe de molho alguns minutos. Ai fica fácil tirar aquele rolinho do meio que vai se soltar bem fácil.


Feito isso, podemos picar com a mão.Eu não uso mais o liquidificador porque gasta luz e é perigoso. Muito melhor com uma peneira de pedreiro, pegue o papel higiênico encharcado e esfregue contra a peneira ralando. Dai vai separando o granulo de papel num balde ou outro recipiente. Você vai fazer isso com todos os rolos de papel higiênico.

Muito bem, na foto dá pra ver como é. Mas a coisa não termina por ai. Agora vamos procurar tirar o máximo da água dessa mistura. É muito importante que você tire o máximo de água  que for possível Pode usar uma peneira dessas de cozinha pra deixar escorrer o excesso. Mas depois disso deve apertar a massa com a mão. A água vai escorrer por ela. Aperte até quase não sair mais água. Força!




Nas fotos acima(clique nela para aumenta-la) você pode ver e ter uma ideia desse processo. Repare que na ultima foto, há o mingau de papel e no baldinho papel já exprimido. Não desanime agora falta pouco!


Bem, agora é quase o epílogo. Pegamos o papel exprimido, praticamente sem água, mas úmido, e com uma peneira de ferro de pedreiro vamos ralando essa polpa de papel. O resultado é um lindo e granulado porção de papel. 


Pronto. Se você usou 4 rolos de papel higiênico,  vai precisar de um litro de cola branca. Qualquer marca serve porque fiz o teste com umas seis e todas funcionaram bem.

Vá jogando o conteúdo todo na cola sobre a farinha granulosa de papel. Misture tudo e amasse como pão. As mãos ficam meio grudentas, mas não muito. Faça uma bola com toda a massa. Ponha num saco plastico e pode guardar na geladeira se não for usar. Dura meses na geladeira, ou anos... Mas se deixar fora do plastico já era. 


O legal desse papel machê, é que a secagem dura uns três dias no máximo, mesmo dentro de casa. Mas se colocar num saquinho, bem fechado, pode durar anos e ser ainda usado.

Uma coisa eu garanto: ótimo passa-tempo!!!

Qualquer dúvida estamos ai. 

Um abraço e bom trabalho!!!

8 comentários:

  1. Oi André, li sua receita... não tem que colocar um produto anti-mofo? Lembro que você me deu algo uma vez, não lembro o que. Outra dúvida é sobre peneirar na peneira de ferro. as duas partes são usadas? Tanto o que passa pela paneira quanto o que fica de farofa em cima? Nessa parte não entendi muito bem. Abração e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!

      Obrigado por perguntar. Voce tirando o máximo de agua do papel e colocando a cola branca não precisa de antimofo. A foto é ilustrativa, tudo tem que ser peneirado, o objetivo é diminuir ao máximo as fibras de celulose. Dessa forma voce consegue obter detalhes mais precisos. Fica menos grotesco com esse método e super resistente. acho que aguenta até a chuva..
      Bjs!

      Excluir
  2. Que bacana André! Eu uso uns daqueles sacos brancos bem limpinhos para espremer a água. Não tenho muita força. Todas as pessoas que conheço colocam só a cola e não tem conservante algum, mas eu ainda coloco uma colher de vinagre de limão. Só coisa minha. Muito obrigada por compartilhar seu processo.

    ResponderExcluir
  3. Olá tem algum corante q eu possa acrescentar na massa sem prejudicar a consistência, eu posso colocar pó de giz para colorir? Desde já agradeço

    ResponderExcluir

  4. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
    O saber se aprende com mestres e livros.
    A Sabedoria, com o corriqueiro, com a vida e com os humildes.
    O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada.
    Caminhando e semeando, sempre se terá o que colher.

    Cora Coralina

    Parabéns André ��

    ResponderExcluir
  5. Que legal André vou seguir a sua dica espero que dê tudo certo muito obrigado 🙏🙏🙏🙏😘

    ResponderExcluir
  6. Obrigado André pela dica, já aprendi muito contigo e vou experimentar para ganhar prática.So começando a praticar é que se consegue chegar lá.Um abraço de agradecimento.


    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!