Crucifixos eram considerados coisas vergonhosas a uns 1000 anos atrás. Porque havia alguma humilhação em mostrar Jesus no seu pior momento, rendido, todo fodido.
Mas ao se perceber que as pessoas tinham algum gosto mórbido pela execução de uma pessoa especial, os crucifixos foram entrando na moda. Uma época em que as sombras cobriam as consciências, as pessoas sofredoras se identificavam muito com o sofrimento de Jesus. O sofrimento extremo se tornou um apelo muito poderoso.
O Mel Gibson bateu o recorde em exploração da violência e sofrimento na sua Paixão de Cristo.
Mas note que Jesus veio com uma proposta de aliviar o sofrimento. O amor como um balsamo para as agruras da vida.
A crucificação representa não a nobreza dos sentimentos de Jesus que deu a vida pra nos salvar. Porque isso nunca aconteceu. Ele foi capturado e assassinado pelo estado romano, com o apoio do sumo sacerdote judeu e sua turma.
Eu abordo esse assunto da seguinte forma: Jesus, na sua psicologia, estava tão avante do seu tempo, que não se encaixava naquele mundo e era de certa forma um subversivo. Ele veio com uma boa nova que não interessava a quem estava no poder. Os pobres e oprimidos nunca tiveram muita consideração. Jesus era perigoso para o sistema. Por isso foi morto.
E Deus não fez nada porque Deus nunca faz nada. Ele fez tudo e colocou pra rodar. Se Deus interferisse em alguma coisa ele estaria quebrando uma lei sagrada pra nós que é o Livre arbítrio.
Assim, Jesus morreu em consequência das coisas que andava fazendo. Bater nos vendilhões do templo foi a gota dágua.
Sim, Jesus não era perfeito e errou. Bateu em pessoas que estavam ganhando a vida vendendo coisas no templo(o que era permitido pelas autoridades do templo). Jesus foi violento e não tinha o direito de bater nas pessoas, por piores que fossem. Violência gera violência. Jesus cutucou o tigre com vara curta e levou uma peia que doi em muita gente até hoje.
O que mais me fascina em Jesus que ele não era um Deus, mas um ser Humano que nasceu de uma mulher e de um homem. Foi um dos melhores seres humanos que já existiram, que se tenha notícia. O fato de Jesus ser humano e ter sido tão sábio e amoroso nos dá muita esperança. Ao invés de ficar mendigando para ele,como doentes incapazes, sigamos seu exemplo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!