quinta-feira, 16 de setembro de 2021

A morte

 A morte

1
Eu já tive experiencia duas vezes de vislumbrar a morte. Uma vez que comi uma coisa estragada. E outra quando exagerei no copo de ayahuaska. Aliás, não posso afirmar que haja vida após a morte, mas que morrer é um episódio espetacular e psicodélico. Nada nesse mundo prepara uma pessoa pra morrer, apesar de a morte ser certa pra todos. Ela nos calará pra sempre. Enquanto isso vamos falar dela.
2
A maioria não quer saber de morte. A finitude de tudo que é familiar parece um castigo da vida e um preço que se paga por existir. Mesmo assim os suicidas estão equivocados e doentes. A vida, mesmo ruim, vale a pena, Porque estamos na vida pra nos lapidarmos. As vezes O sofrimento funciona bem como mestre. A vida é a melhor e a pior coisa que pode acontecer a alguém. Mas é melhor que nada.
3
Tolo é aquele que depois da meia idade ainda não percebeu que se aprende também a morrer. Se O parto é difícil e um momento dramático na vida humana, a morte o é igualmente. Essas coisas são muito relacionadas, pois só morre o que um dia nasceu. Quem vem pra vida vem pra morte. Aprender a morrer é deixar fluir o instinto da morte. É serenar. É já ir treinando pra paz eterna, na paz momentânea. Aprender a morrer é se conciliar com tudo. Seja Deus. Seja com seu próprio coração. Ninguém é sábio nessa vida antes de encarar de frente a morte e aceita-la com naturalidade.
4
Cada um sabe o peso da cruz que carrega. Viver é arriscado. Está entre a miséria mais sórdida e a mais divina e pura consciência de que somos partes de um grande Deus. A vida é um caminho de extremos. Onde se perder e se achar faz parte de aprender, e aprender faz parte do verdadeiro propósito da vida. Sem crescimento a vida não faz o menor sentido.
5
Quando alguém morre paira sobre ela uma certa compreensão, mesmo que a gente nunca tenha visto a pessoa. Geralmente o olhar é condescendente uma vez que todos estamos no mesmo barco e morreremos nalgum dia. Mas também é quando ocorre algum tipo de julgamento, que é praticamente inevitável. Porque a pessoa tem até sua morte pra receber sua Nota. Uns ganham nota alta e por isso choramos e morremos um pouco também. Outros já vão tarde. Uns vem pro Mundo e deixam legados positivos, contribuem para os que virão. Outros deixam sujeira e desordem. No momento da morte a própria pessoa terá chance de receber a nota dada por si mesmo. Essa é a que vale.
6
E finalmente, já que a morte é um finalmente, quando alguém morre dizemos a seus parentes mais próximos "meus sentimentos". É algo bem vago de se dizer. Porque meus sentimentos pode ser coisa boa ou ruim. Minha vizinha que morreu, eu teria dito: meus piores sentimentos...
Assim, queridos, mereçamos uma boa norte. E nunca se sabe...O que vem depois da curva. O mais absoluto nada pode ser uma benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!