quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Vida de Artista

 

Eu desde a adolescência quis ser artista plástico, porque desde antes disso gostava de desenhar e pintar. Meu pai me incentivou sempre.

Já faz 40 anos que trabalho como artista.  Hoje tenho 56 anos.

Sou incapaz de viver sem rever minha própria jornada. Porque a minha vida é como uma obra que estou elaborando. A existência de uma pessoa é expressão do que ela carrega dentro de si. Então a vida tem um lado estético. Não basta ter conteúdo, tem que ter forma também.

Ora, isso me trouxer até aqui. Tirei a foto do meu único calçado.(por favor não me convidem pra casamentos nem festas. Além de não levar presentes ainda vou estragar as fotos.) Minha roupas então são de mendigo. Eu não me lembro de ter comprado uma roupa para mim, durante toda minha vida. Sempre ganhei roupas.

Antes que comecem a chorar com a minha desgraça, eu quero dizer que tudo tem outro lado. E que a vida de artista é um paradoxo. Se por um lado a arte é uma coisa extremamente burguesa, pelo menos as que criam objetos, o artista é praticamente um marginal.

Contrariando tudo, olhando pra dentro de mim, vejo uma pessoa que amo muito. Aprendi a me apreciar e gostar de ser “diferentão. “ Tenho visto pessoas ricas se matarem. Tenho visto amigos morrerem antes do tempo, porque tiveram vidas decepcionantes.

Eu aqui pintando um quadro e ouvindo Lizst, me ponho a pensar que sou um pobre muito rico. Eu não tenho quase nada, mas sinto que tenho um oceano para doar.

A minha riqueza está em aceitar minha vocação, sem me preocupar tanto em ser alguém na vida(no sentido da nossa sociedade).  E sem me preocupar em ser alguém, acabei sendo eu mesmo.  Por isso amo tanto a vida apesar de todo perrengue. Por isso que aos 56 anos eu ainda sou jovem. E tudo agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!