quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Corpos Incorruptíveis de Santos

Eu já escrevi várias vezes que eu não gosto de santos. Mas mesmo assim são interessantes, embora os relatos sobre suas vidas soem muito mais à lenda do que a verdade. São Francisco por exemplo era um fanático religioso. Tem uma bela história fosse ela verdade. Mas eu não sei, não. O que sei é que os Franciscanos foram os mais ávidos em promover a Inquisição e mandar pessoas pra fogueira. Mas esses dia me deparei com uma coisa que realmente me deixou um pouco perplexo...Cadáveres incorruptíveis de Santos. Colocados em caixões de vidro e postos pra serem admirados. Eu tive que ver vários deles e é realmente algo incrível, se não for um truque. Porque alguns deles tem mais de 500 anos! São Vicente de Paula tá lá no seu sono eterno, com seu narigão e sua barbicha e suas unhas levemente crescidas. Já santa Bernadette é a que mais me impressionou. Ela tá perfeita e era bonita...O santo não basta ser bom, perfeito. Ele tem que ter algum milagre. Acho que os corpos incorruptíveis podem ser considerados milagres se forem realmente o que dizem.
Mas o que me faz pensar em meio a todos esse santos e milagres, é que eles são coisas necessariamente antinaturais.
Deus criou o universo e a vida, muitos acreditam nisso. Se for ver bem o que nesse mundo natural não é um milagre?Tudo é milagre embora estejamos acostumados demais a esse milagre da vida e tenha gente já de saco cheio dele. Mas isso não basta. pra Deus ser Deus ele tem que subverter sua própria lei natural e fazer algo antinatural, um tipo de aberração. Corpos incorruptíveis pode realmente levar muita gente a delirar na fé pois são relíquias poderosas do ponto de vista psicológico. Mas pra mim, apesar do espanto, como artista, não posso deixar de perceber nisso um mal gosto, uma cafonice dos infernos...É quase coisa de filme de terror. E mostra um pouco mais dessa espiritualidade que maquinava em como convencer as pessoas a todo custo. Corpos incorruptíveis são coisas muito materiais que contrariam a lógica, mas se colocam como uma lógica de Deus que pra encerar o assunto colocam uma pedra encima dizendo ser um milagre. (Ah, as igrejas acharam por bem cobrir esses corpos com uma fina camada de cera e os mantem em ambiente esterilizado. Sabe como é, até milagre tem prazo de validade...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!