quarta-feira, 9 de junho de 2021

A fé não é só

 A fé não é nada em si mesma. Muita gente má tem fé. Fé pode levar a tragedias. Pessoas se perdem na fé. Para mim fé sem dúvida e ligado a qualquer religião do mundo é nefasta. Protege psicologicamente mas não torna ninguém melhor. Fé sem o tempero da dúvida é um perigo e uma ilusão.

Fé todos tem, menos os suicidas pois a perderam.
Fé é o mesmo que faz o crente acordar e o ateu, e sair da cama a viver a vida e lutar pra continuar existindo.
Tão importante como ter fé é ter dúvida. A dúvida é tão sagrada como a fé. Deus dá as duas coisas pra pessoa ser completa, mas alguns preferem ser meia pessoa e são todo fé.
Ser de fato equilibrado implica em ter as duas coisas. É como respirar. Quando inalo o ar eu tenho fé quando solto o ar eu duvido.
Meu primo me disse hoje que tá escrito que eu vim ensinar a fé. Ora, muito ensinam a fé, mas poucos ensinam a dúvida.
Por isso mesmo o crente mais fervoroso não tá livre de ser usado como massa de manobra. Não que haja nele alguma má intensão. Ao contrário, só há boa intensão e entrega total. Muita , Muita fé. E os lobos ambiciosos, aberrações da ganancia, machos Alpha com sede de poder entendem bem o mecanismo da mente em que a entrega psicológica trás conforto e segurança e lucram com isso. Seria como prestar um serviço. Como se igrejas fossem hospitais espirituais. Onde a fé não cura, mas ela prende e o doente nunca sai do hospital porque é incapaz de enfrentar a vida sem aquele ambiente de amparo semanal. Não fomos feitos pra isso. Isso é uma forma artificial de calarmos nossa complexidade e sermos passivos num mundo que exige entendimento cada vez mais sofisticado.
Aquele que se achou na fé e não tem dúvidas está perdido,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!