segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Religião e Ciência

A religião e a crença, dá a muita gente uma solida confiança. E isso sempre foi assim. É uma zona de conforto espiritual. Um refúgio certo, onde a aceitação dos dogmas substitui muitas vezes a angustia da dúvida. É como que uma proteção às inquietações naturais do ser humano.
Onde se vê o bom e o seguro eu vejo um tipo de atraso.
Esteve a religião muito tempo como a exclusiva detentora da verdade. Muitas de suas verdades, hoje se sabe, não passavam de consequência da própria ignorância sacramentada. |
A Igreja por exemplo queimou e perseguiu gente que estava certa, pra proteger os seus erros inquestionáveis. Foi o que aconteceu com Giordano Bruno, Galileu Galilei e tantos Outros que vieram a esse mundo< ao que parece, para ilumina-lo com a verdade.
Ainda hoje isso ocorre. Muitas vezes a crença se torna uma impedimento para a verdade dos fatos. O criacionismo é uma delas.
Muita gente acredita que Deus fez o mundo em 6 dias e descansou no sétimo(portanto Deus ainda descansa)
Mesmo estando mais que provado que o mundo é absurdamente antigo, ainda pela fé muitos preferem acreditar que foram sete dias. E tem aqueles que se justificam com uma saída bem esperta de que "um dia para Deus é diferente do nosso dia".
A religião parece proteger as pessoas da verdade. Parece negar a verdade em muitos casos.
Assim, ao privar as pessoas da angustia de não saber e querer entender a verdade, a religião atrasa a humanidade como um todo.
A ciência nesse sentido é superior a religião e na minha opinião é mais próxima de Deus, que seria a verdade. Como pode Deus ser a mentira ou conceitos errados?
Me parece, portanto, que se Deus é a verdade, Deus tal e qual a tradição desenha, é uma fraude, uma mentira para tornar as pessoas felizes com a ignorância. A religião não sobrevive sem os crédulos.
A religião já mostrou que atrasou o progresso humano e não me parece que no futuro possa tornar a sociedade melhor.
Mas a ciência, que procura a verdade, que realmente ilumina o mundo, tem não apenas melhorado nossa vida no dia a dia mas dado ao ser humano a capacidade de subir degraus de entendimento.
A verdade não é verdade simplesmente porque está escrita em algum lugar ou porque muita gente acredita que seja assim. Esse é o grande engano que engole os Incautos que trocam fé por razão. A verdade tem que ser medida e provada. Ela está sutilmente inserida na natureza, e é necessário investiga-la sempre.
A religião que tem respostas pra tudo, não convence aos mais esclarecidos. Para eles ela já tombou faz tempo.
Mas ela é um negócio de bilhões de dólares por ano...As pessoas pagam pra continuarem dormindo, embaladas por velhas histórias. Não querem se angustiar com a busca da verdade. Se agarram ao velho mundo conhecido...A velha anestesia da consciência. E isso, me parece um grande desperdício. Pois ao invés de ampliar horizontes e abrir caminhos na mente, ela limita a mente, presa a velhos tabus. Isso demonstra que a verdade, que é aquilo que ainda não sabemos e estamos buscando, é uma obra de mentes especiais, abertas ao conhecimento científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!