terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Sentir-se mal

Eu as vezes me gabo da minha saúde pois nunca fico gripado nem mesmo resfriado. Mas hoje acordei me sentindo péssimo. Já nem queria sair da cama. Quando abri os olhos senti as coisas girando...Pensei comigo: isso deve ser a tal labirintite. E já meditei sobre a causa do problema que acho que era gastrointestinal, pois eu me lembrava de uma coisa que comi no dia anterior, com certa enfase. Foi penoso alimentar os bichos. Resolvi sentar no meu safo(almofada de meditação) e tentei me desligar do mundo alguns minutos. Mas nem deu certo. porque eu estava muito pensativo.
É realmente interessante como ao sentir-me mal eu quis entender como isso afetou meu espírito. Sentir-se mal é de tal forma envolvente, que parece colocar nossa mente a serviço de um ponto de vista diferente do normal.
Claro, um certo medo de que isso pode me matar. Mas superado essa coisa do medo, eu passei a considerar as outras pessoas, todas as pessoas eu considerei. Todo mundo fica doente. As pessoas, muitas, morreram ao passar mal. Isso vai acontecer, com meus familiares, com as pessoas que eu amo. Me vi tomado de uma profunda compaixão por todos os seres, pois nalgum momento o sofrimento vai baixar, e vai balançar nosso barquinho impiedosamente. E quanto aqueles que nasceram pra sofrer?! E aqueles que passam mal a anos?! Que coisa mais triste e aterradora.
Eu acho que por isso é tão importante amar o próximo e o distante. estamos passando algo muito parecido, por mais diferente nos detalhes.. Claro que viver vale a pena, que a vida é um presente maravilhoso, mas nada disso sairá de graça. É bom a gente se preparar pra saber sofrer e manter a dignidade.
Perguntar porque as coisas são assim é pedir pra ficar perplexo com a falta de uma resposta. É assim e pronto.
Se existe Deus, o que eu não tenho muita certeza, mas se existe, Ele está por trás do sofrimento também, porque parece ser isso consequência natural de existir nesse mundo de Deus. O que quererá ele com isso? Nos amansar? Nos polir? Nos tornar mais sensíveis? O que passará na cabeça de Deus?!
Em todo caso o que nos cabe é perceber que as outras pessoas e nós estamos no mesmo barco. O mar se agitará. Tragará cada um de nós, o Mar Infinito. Nosso corpo vai se decompor nos elementos que nos formaram e seremos como a terra que nos alimentou.
É bem trágico viver. Mas, ainda assim, como não amar a vida? E como condenar quem não a ama?!
O que tiro disso tudo é que devemos ser gentis conosco e com os outros. Apoiar os doentes. Amar muito. E ser bom e ter feito algo pra que pelo menos, quando nos formos, alguém por nós chore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!