terça-feira, 8 de outubro de 2019

Fazendo uma escultura de Budha

Estou agora fazendo um trabalho muito especial pra uma amiga muito especial também. A Flavia é quem está na foto, com todos os cachorros dela, que teve durante a vida. Então esses cães não são contemporâneos mas fui compilando de várias fotos pra formar essa cena.
Todo o trabalho é um desafio. Além da obrigação que tenho de fazer o melhor, para deixar o cliente satisfeito, tenho que satisfazer a mim mesmo, pois cada trabalho novo é como se tivesse obrigatoriamente de ser melhor do que todos os que já fiz. E dependendo do tema, não basta fazer a coisa exteriormente, mas é preciso ter conhecimento de causa, a obra nasce primeiro na mente pra depois se materializar.
Ora, ter a incumbência de fazer um Budha, não é uma coisa pequena, mas uma tremenda tarefa. Estou amando estudar o Zen budismo, porque sobretudo é uma filosofia belíssima, inteligentíssima. Mas onde esses superlativos não cabem, pois aprendi que a iluminação é algo simplesmente maravilhoso , transcendental...Até que a pessoa se ilumina e percebe que não há nada demais nisso. Esse é o espírito Zen, falando a grosso modo: uma simplicidade, uma prática dedicada, total, que sequer busca resultados. Imagine! Fazer um Budha não é fazer algo lindo, algo magnifico, mas algo puro e simples como uma água cristalina. É se dedicar a uma coisa inteiramente, mas sem um ego...Esse tipo de simplicidade parece fácil, mas não é. Nossa mente é complicada. Difícil fazer uma coisa e estar com todo o ser comprometido com aquilo. A cabeça geralmente quando a pessoa se concentra tenta macaquear e pular pra uma série de pensamentos e preocupações que nos tiram dali. Se perde o silêncio muito fácil. Por isso o Zen Budismo é uma pratica. Fazer o Budha é bem fácil, mas fazer o budha do modo Zen, sem querer obter resultados, mas sento a cada momento total é um exercício e tanto. A Flávia ganhou de presente do marido dela essa obra, mas eu sinto que fui presenteado, porque isso é enriquecedor, embora de um tipo de riqueza que nos tira coisas, e me torna mais humilde, satisfeito com nada. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!