domingo, 20 de outubro de 2019

Minha técnica pra se tornar leitor voraz

Eu descobri que amo ler. Normalmente vou me deitar as 20 ou 21 horas e leio na cama até 1 da madrugada ou duas. Mas isso de uns 8 meses pra cá. Eu continuo sendo a mesma pessoa, mas agora eu descobri como curtir mais a leitura.
Bem, não é um truque, é algo que deve ter uma explicação neurológica, mas vou ficar devendo isso.
E também, eu não teria chegado nesse ponto que eu me encontro, se eu tivesse que comprar os livros, pois o que eu ganho teoricamente era pra me manter na perpétua ignorância. O grande divisor de águas, por assim dizer, foi encontrar comunidades de pessoas que compartilham os livros gratuitamente. E também, me parece, não teria esse efeito sobre mim os livros, se eu não tivesse aprendido a converte-los em documentos que podem ser lidos como e-books no meu Kindle que é um livro eletrônico, essa conjunção de fatores me transformou! Mas por outro lado fui eu que agi no sentido de que tudo isso acontecesse, nada é por acaso e disso me orgulho ainda que humildemente.
Mas a técnica é simples de explicar: ler vários livros ao mesmo tempo!!! Isso mesmo, eu estou lendo pelo menos uns 15 livros ao mesmo tempo. Isso não causa confusão, como pode parecer a quem nunca tentou isso. Ao contrário, é um exercício mental e tanto, de memória, de percepções, de sentimentos...Eu sinto que isso tem aumentado minha capacidade de entender tudo o que leio. Não há rotina. Não há marasmos. Há dinamismo. Há o pular de um mundo para outro. De uma época para outra. Da ciência para a fantasia. Do humor para o terror etc.
Pra ilustrar vou colocar abaixo os livros que estou lendo e que recomendo pois estou gostando muito.
1. A Coisa, Stephen King.
2. A Divina Comédia, Dante Alighieri
3. O inferno, Dan Brown
4. Moby Dick, Herman Melville
5. Gramática da Língua Portuguesa para Leigos
6. O Segredo, Rhonda Byrne
7. Napoleão, uma biografia política, Steven Englund
8. A vida dos Doze Cézares, Suetônio
9. Zen Budismo, mente de Principiante , Shunryu Suzuki
10.O sonho de Mendelieiv
11. Como vejo o Mundo, Albert Einstein
12. Origens, 14 Bilhões de anos, Neil DeGrass
13. Meditações, Marco Aurélio.
14. Fundação, Issac Asimov
15. Os 100 melhores contos Brasileiros, Italo Moriconi
E mais ainda, mas já estou cansado de fazer lista...Mas realmente é muito legal. Eu me sinto uma pessoa mais feliz. Então essa é a minha sugestão para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!