sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Remorso

Acordei hoje com a consciência um pouco pesada. Um fundo de remorso.Não só pelo barraco com o cliente , ontem, mas por outros barracos gratuitos. Por discutir política. Fiquei remoendo isso porque vai contra os propósitos que eu estabeleci para minha vida esse ano. Eu estou desobedecendo minhas regras. Nada disso me fará uma pessoa melhor. Nada disso faz uma pessoa progredir na direção do progresso pessoal. É um vício, entre tantos outros. Por outro lado, esse sentimento difuso de descontentamento, mostra claramente que não somos uma única pessoa, ou que pelo menos, a despeito das paixões, há um fundo moral e ético que funciona como um freio, causando desprazer e provoca a reflexão. Não é bom sentir remorso, mas observando esse reação moral, há nisso uma coisa bela, que funciona como um guia interior. A paixão é como um cavalo selvagem a galope e provoca fortes emoções. Mais a consciência é como um domador. Ter humildade e estar em paz parece uma coisa tão tranquila, mas ela é ulterior a vários dramas pessoais. Quando a gente vê um velho sábio, não faz Ideia do que ele já apontou e de quanto as consequências de seus atos causaram dessabor e foram moldando sua personalidade. Por isso dizem que o sofrimento enobrece. Mas nada é automático. A pessoa pode nunca se escutar, Pode nunca dar ouvidos a esse sentimento insidioso e não parar pra se analisar. Por isso é sempre bom ficar quieto as vezes. Cessar todo movimento. Ser todo ouvidos, com o ouvido virado pra dentro. Deixar o mundo pra trás, se recolher no casco como o jabuti, e escutar o guia, o sábio interno que nos orienta e que é nossa melhor parte. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!