sexta-feira, 31 de maio de 2019

Exercício de leitura.

Eu tô buscando superioridade. A superioridade de uma mente que possa me comunicar um entendimento e uma compreensão maiores de mim mesmo e da vida. Por isso tenho escolhidos livros com muito cuidado. Se começo a ler e a leitura é fácil e óbvia eu já me desinteresso. Prefiro os livros que tenho que me esforçar mais pra compreender o que o autor está dizendo, pois nesse caso estou lidando com uma mente superior. 
Ao mesmo tempo que assim tento proceder, dando uma qualidade ativa e atenta a minha leitura, a vizinha coloca aquele som dela, que apesar de gosto ser particular, é algo que considero de um nível muito baixo, o oposto do eu busco.
É como se um demônio tentasse me impedir de progredir e crescer. E de fato dificulta demais a atenção, um som tão alto que eu sinto vibrar alguma coisa dentro de mim...
Mas não...Leio sobre religiões. Sobre Hinduísmo e depois Budismo. Apesar do som tentar me atrapalhar eu estou entendendo ainda que sofridamente. Posso me perder um pouco mais insisto.
E é esse o ponto. Estou justamente a ler sobre ter compaixão e ser piedoso. E posso perceber a minha raiva um pouco inibida, um pouco sem aquela confiança de explodir.
O texto está fazendo efeito em mim e começo a ignorar o som da vizinha, apesar dele ser invasivo e entrar na minha casa e nos meus ouvidos sem o menor pudor ou respeito.
E assim tive um insight: de que devo evitar reagir e ao invés disso me manter atento as minhas atividades, transcendendo a perturbação. Sentir ódio e raiva e no pensamento querer matar e explodir uma bomba na casa da vizinha, é a reação primeira. Mas é assim que ela está no controle da situação. É assim que permito que ela estrague minha paz. Então, ao invés de me aborrecer, estou treinando não dar importância. No final das contas, sendo assim, me dificultando, ao mesmo tempo ela me faz treinar mais fortemente. Não só a ler de maneira mais concentrada e ativa. Mas também a não permitir que abalem minha paz, nem mudem meu estado de espírito, nem me provoque reações. Assim que eu estabilizei nisso, o som foi desligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar. Agradeço a visita e volte sempre!